Notícias de Criciúma e Região

Ali Savi: Autenticidade e Expressão

Ao político é fundamental saber expressar-se, também, através de sua imagem pessoal. Escolhas estéticas irão impactar o grau de conexão, bem como, o alcance da mensagem.

O código visual precisa transmitir a personalidade do político, reforçando suas pautas, seu grau de proximidade com o público alvo, suas referências e valores. E isto requer um planejamento estratégico; não para fabricar um candidato, mas para que o público conheça mais profundamente aquele que intenciona seu voto e apoio.

Topázio Neto  – Prefeito de Florianópolis (PSD)

Por intermédio da imagem pessoal devem ser percebidas as pautas, influências e qualidades daquele político.

Afinidades, quando reconhecidas, despertam o interesse, trazem abertura ao diálogo e promovem a construção de relacionamentos. É vendo o outro e se reconhecendo um pouco nele que estas se consolidam. Vínculos fortes são construídos. Sim, a imagem pessoal impacta prolongadamente.

E, quando pensamos em uma campanha eleitoral, percebemos que não há tempo sobrando para corrigir ruídos, afinal, a corrida é curta. É preciso que a estratégia de imagem seja desenvolvida e aplicada desde já, sem esperar para a última hora, porque poderá ser tarde demais. Mudanças bruscas ofuscam a credibilidade e trazem questionamentos negativos.

Deseja que o público queira conhecê-lo? Desperte sua atenção e interesse (pelos melhores motivos obviamente). Só permitimos maior abertura ao que nos sentimos atraídos ou identificados.

Geovânia de Sá – Deputada Federal (PSDB)

 

Está mais do que na hora de deixar para trás o velho conceito de que terno e gravata ou blazer e saia lápis são a chave para ar uma “boa imagem”.

Para transmitir esta sensação de identificação é fundamental que a imagem expresse valores pessoais, personalidade, autenticidade.

Mauro de Nadal – Deputado Estadual (MDB)

 

Neste momento político, em que performances individuais superam as do próprio partido no imaginário dos eleitores, é imprescindível investir no melhoramento da imagem pessoal. É ela que irá fortalecer o nome, reafirmar posicionamentos, reforçar referências culturais, consolidar reputações e tornar o político um referencial.

     

Bia Vargas – Suplente de Vereadora de Florianópolis (PT)

A roupa é munida de simbolismo, de códigos que revelam pertencimento e identidade, mas precisa vir reforçada por um comportamento coerente e uma forma genuína de expressão.

 

Aline Savi é advogada, consultora de imagem pública, personal stylist, especialista em etiqueta e pós-graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.

Você também pode gostar