Notícias de Criciúma e Região

Impacto Visual: Detalhes que fazem a diferença

O impacto visual é como o trailer de um filme, que é capaz de dar uma prévia, trazer a atenção do público para o que virá e para o que se pode esperar. O código visual, tal como o trailer, precisa representar ideias, contar histórias, reafirmar posições e pautas através de elementos de imagem.

Todo e qualquer elemento visual importa, seja uma peça de roupa, um ório (como uma gravata, por exemplo), a cor escolhida etc. Elementos de imagem são os responsáveis por, mediante símbolos, validarem discursos, postura e comportamento.

Ao gravar vídeos, fazer pronunciamentos, dar entrevistas, o código visual tem a atribuição de garantir que as palavras sejam confirmadas imageticamente. É fundamental pensar na linguagem não verbal com o mesmo apuro do discurso, sob pena de contradizer-se ou tornar-se alvo dos famosos memes.

Detalhes importam.

Indispensável trazer a atenção a eles.

Semana ada, um vídeo do Presidente Lula deu o que falar e provocou uma enxurrada de reações negativas e, claro, a oposição não perdeu tempo em utilizá-lo como munição. No referido vídeo, Lula aparece com uma gravata da marca sa de luxo, Louis Vuitton, estimada em R$1.600,00, nele fala sobre os programas do Governo Federal. No entanto, declarações controversas posteriores sobre o preço dos alimentos é que provocaram a onda de comentários negativos. Marcas de luxo como a LV, quem tem um monograma altamente conhecido e desejado, comunicam, além de sofisticação e exclusividade, seus valores expressivos. Optar por uma gravata com um monograma ostensivo não foi a melhor escolha.

Então político não pode usar item de luxo?

Pode, é claro. Mas, é imprescindível avaliar a pertinência deste item no contexto do discurso. Aí está a questão: a coerência.

Um detalhe no código visual pode por em cheque uma declaração verbal e sua intenção. Tem coisas que, simplesmente, não combinam.

A imagem, quando marcante, irá influenciar o relacionamento e as reações, é o discurso não verbal que irá falar mais alto.

Alinhar a imagem garante um posicionamento claro, com identidade e um código visual que revela a personalidade.

Aline Savi é advogada, consultora de imagem, personal stylist, especialista em etiqueta e pós graduanda em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.

Você também pode gostar