Projeto para mudar hino de SC ‘trava’ novamente na Alesc
O motivo foi o pedido de vista do deputado estadual Mauro de Nadal (MDB).
O projeto que autoriza um concurso para a escolha de um novo hino para Santa Catarina voltou a ficar emperrado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (Alesc). O motivo foi o pedido de vista do deputado estadual Mauro de Nadal (MDB) na sessão desta terça-feira (8).
Ao justificar a decisão, o deputado afirmou que o tema é polêmico e pretende aprofundar estudos sobre a proposta.
“Por trás desta letra tem uma história, que naquele momento caía como uma luva para Santa Catarina. E hoje nós armos uma borracha naquela história, naquele momento, naquelas angústias e glórias vivenciadas pelo hino, simplesmente em um voto expressado por um parlamentar, quem sabe nós estaríamos ferindo toda uma história de Santa Catarina”, declarou.
O texto já havia travado na comissão em fevereiro após um pedido de vista do deputado Fabiano da Luz (PT), em fevereiro. Nesta terça-feira, o parlamentar se mostrou contrário à proposta.
A PEC nº 9/2024, de autoria do deputado Ivan Naatz (PL), argumenta que o hino atual “reflete valores e um contexto histórico que, ao longo dos anos, podem não ressonar da mesma forma com as gerações atuais”. Composta em 1892, por José Brazilício de Souza e Horácio Nunes Pires, a música traz mensagens abolicionistas, condizentes com a época.
Com informações de NSC Total