Imprensa afirma que Papa Francisco sofreu AVC
Morte não teria relação direta aos problemas respiratórios ou à grave pneumonia sofrida pelo pontífice entre fevereiro e março.
O Vaticano ainda não divulgou a causa da morte do papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21), mas a imprensa italiana já está adiantando a informação. De acordo com a agência ANSA, o falecimento do pontífice não estaria diretamente relacionado aos problemas respiratórios, mas, sim, a uma hemorragia cerebral.
O principal jornal da Itália, o Corriere della Sera, crava que o papa sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), que é diferente de uma hemorragia cerebral. Esta é a mesma informação divulgada pelo La Repubblica.
No AVC, o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido, seja por obstrução (AVC isquêmico) ou ruptura de um vaso (AVC hemorrágico), enquanto que a hemorragia cerebral se refere especificamente ao sangramento dentro do cérebro ou nos espaços ao redor.
No dia 14 de fevereiro de 2025, o papa Francisco foi internado por problemas respiratórios, que evoluíram para uma pneumonia bilateral. Ele recebeu alta após 38 dias de internação.
A informação oficial sobre a morte do papa Francisco deve ser divulgada em coletiva, na tarde desta segunda-feira.