Notícias de Criciúma e Região

A fórmula visual de Nikolas Ferreira

Aline Savi é consultora de imagem, especialista em imagem pública, personal stylist, especialista em etiqueta, pós-graduada em marketing político e comunicação eleitoral e nesta coluna fala sobre imagem e comunicação política. 

Na última quinta-feira, dia 3, Nikolas lançou um vídeo, desta vez, sobre a anistia aos envolvidos no episódio de 08 de janeiro de 2023. O formato do vídeo é o mesmo, até porque, a fórmula deu certo. 

 

No vídeo, Nikolas usa o mesmo jeans básico do vídeo do PIX com uma camiseta preta de mangas longas, estética casual, sem distrações visuais que possam roubar a atenção do discurso verbal. O único ório presente é a aliança de casamento e, mesmo assim, sem detalhes perceptíveis que a tornem um foco. 

 

Nenhum ruído visual. 

 

O foco está sobre o deputado e sua mensagem. 

 

Hoje, domingo, dia que escrevo esta coluna, já são 55.905.195 visualizações (somente nesta rede social). Realmente, o método de comunicação deu certo. 

 

O código visual escolhido por Nikolas reforçou seu discurso em tudo a que se propôs. Reafirmou a objetividade e simplicidade das palavras escolhidas, foi assertivo e trouxe autoridade de quem sabe sobre o assunto e, em momento algum, sofreu interferência de elementos visuais excessivos. 

 

A cor preta trouxe a mensagem de autoridade, confiança e simplicidade. 

 

Repetir uma fórmula que deu certo traz a sensação de consistência para a imagem pessoal do deputado. 

 

Em um vídeo direcionado a um tema, como este sobre a anistia ou o ado sobre o pix, exige que haja foco, que a atenção seja alcançada e que valha o compartilhamento. Para isso, é fundamental que a linguagem verbal e não-verbal estejam em plena sintonia pois, do contrário, surgirão ruídos (coisas que tiram o foco de quem assiste). Havendo ruído mitiga-se a atenção, ela se dispersará. 

 

Há situações em que é só gravar, pegar o celular e pronto: surge o vídeo do dia a dia, mostrando a rotina, a obra, o evento, enfim, o que tiver de ser mostrado. Contudo, há casos que pedem preparação, estudo sobre o tema, linguagem clara e precisa, código visual adequado ao contexto e afirmativo em relação ao discurso, não é só gravar, mas garantir que haja eficiência naquilo que está sendo comunicado. Detalhes fazem a diferença. 

 

O código visual impacta diretamente na recepção do vídeo pelo público, lembre-se disso. 

 

Aline Savi é consultora de imagem, especialista em imagem pública, personal stylist, especialista em etiqueta, pós-graduada em marketing político e comunicação eleitoral e nesta coluna fala sobre imagem e comunicação política. 

Você também pode gostar