Notícias de Criciúma e Região

Amrec promove 1º Seminário Regional de Leitura e Escrita na Educação Infantil

A importância de incentivar o desenvolvimento da leitura e escrita desde a primeira infância foi o objetivo do 1º Seminário Regional de Leitura e Escrita na Educação Infantil “Narrativas que Inspiram”. E é um reforço do compromisso assumido pelos 12 municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) com a formação das crianças desde os primeiros anos escolares.

O evento organizado pelo Colegiado de Educação reuniu gestores, educadores e especialistas em um momento de reflexão e troca de experiências sobre boas práticas na alfabetização infantil, na segunda-feira, no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma. Experiências das redes municipais, valorizando práticas pedagógicas para inspirar outras escolas e educadores da região, foram apresentadas durante o seminário.

A presidente do Colegiado de Educação, secretária de Criciúma, Geovana Zanette, destacou que o evento teve como foco a troca de conhecimentos, estimular o pensamento, provocar o debate, promover novos aprendizados, identificar oportunidades, aprimorar habilidades de apresentação e argumentação próprias à temática.

A presidente aproveitou o momento para acolher todos os profissionais dos municípios da região e relembrou sua atuação no magistério, destacando a paixão pela educação, desde os tempos de estudante. “Uma alegria imensa receber todos os municípios aqui em Criciúma. Esse seminário nasceu da união de gestoras, educadoras e instituições que acreditam na educação como um pilar para o futuro das nossas crianças. Sendo filha de professora, apaixonada pelo magistério, é emocionante recordar dos tempos de sala de aula e de tantas educadoras que conhecemos ainda nos tempos de estudante, e depois na rotina de sala de aula do magistério”, destacou Geovana.

Além disso, o seminário reforçou o compromisso da Amrec em promover a integração entre os municípios para garantir capacitação, investimentos e reconhecimento para profissionais da educação.

O evento também reforça uma das principais diretrizes da Amrec: a busca por soluções conjuntas que beneficiem toda a região, fortalecendo a cooperação intermunicipal e promovendo o desenvolvimento da educação infantil como prioridade. “Ler e escrever vão muito além de habilidades básicas. São instrumentos fundamentais de inclusão, cidadania e oportunidade. Nosso compromisso é seguir juntos por uma educação mais justa, inclusiva e de qualidade para todas as crianças da Região Carbonífera. Trabalhar unidos faz a diferença, e investir na educação infantil é plantar um futuro com responsabilidade e esperança”, acrescentou Fontanella.

A prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, participou do evento e também ressaltou a importância da alfabetização infantil. “Não adianta investirmos em estruturas, se o professor não estiver preparado pedagogicamente. Desta forma, o caminho é mais longo para avançar. A alfabetização é o momento mais mágico da vida da criança. Ainda recordo na minha infância, quando meu pai chegou com a minha cartilha “Caminho Suave”, sinto o cheiro daquele papel até hoje“, lembrou a prefeita.

O “Seminário Regional de Leitura e Escrita na Educação Infantil da AMREC: narrativas que inspiram” é resultado do Projeto LEEI Sul, que integra o “Compromisso Nacional com a Criança Alfabetizada”, programa desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação. O seminário foi um dos momentos planejados pelas secretários, articuladoras e formadoras municipais como encerramento do curso de formação continuada destinado às professoras de educação infantil. Participaram do evento cerca de 400 professores dos 12 municípios da Amrec.

Você também pode gostar