Notícias de Criciúma e Região

Câmara de Criciúma articula apoio regional por alternativa no Morro dos Cavalos

Representaram o Legislativo criciumense na agenda o presidente da comissão, vereador Marcos Machado, o Marquinho, os vereadores Luiz Manoel Alexandre Neto, o Neto Uggioni e Valdeci Bittencourt, o Amaral, além do chefe de gabinete do vereador Miri Dagostim, Sérgio Pacheco.

Em uma nova etapa de articulação regional, a Comissão Especial Temporária da Câmara Municipal de Criciúma, criada para discutir e fomentar soluções de mobilidade para o Sul catarinense, esteve nesta quinta-feira (22) nas Câmaras de Vereadores de Nova Veneza e Treviso. O objetivo foi claro: ampliar o apoio institucional e fortalecer o movimento que reivindica a construção do Túnel do Morro dos Cavalos, em Palhoça, ou a viabilização de uma segunda alternativa de o viário ao Sul do Estado.

Representaram o Legislativo criciumense na agenda o presidente da comissão, vereador Marcos Machado, o Marquinho, os vereadores Luiz Manoel Alexandre Neto, o Neto Uggioni e Valdeci Bittencourt, o Amaral, além do chefe de gabinete do vereador Miri Dagostim, Sérgio Pacheco.

Em Nova Veneza, os parlamentares criciumenses foram recebidos pelo presidente da Casa Legislativa, Elton Nuernberg, e pelo diretor Evandro Gava. Já em Treviso, o acolhimento foi feito pelo presidente da Câmara, Gerson Rossi. Em ambas as visitas, os representantes se comprometeram com a causa e anunciaram que também vão criar Comissões Especiais para integrar o esforço regional.

“A região Sul do Estado de Santa Catarina enfrenta, há décadas, sérias limitações de mobilidade e conectividade rodoviária com o restante do estado e do país, agravadas pelo estrangulamento no trecho da BR-101 que compreende o Morro dos Cavalos, em Palhoça”, afirmou o vereador Marquinho Machado, presidente da Comissão Especial Temporária. “O atual traçado da rodovia representa não apenas um gargalo logístico para o transporte de cargas e pessoas, mas também um risco constante à segurança dos usuários da via.”

O Morro dos Cavalos é historicamente um ponto crítico da BR-101, tanto pela sua geografia quanto pela frequência de acidentes e bloqueios, que frequentemente deixam o Sul catarinense praticamente isolado do restante do Estado. Para os vereadores, o momento exige ação coordenada entre os municípios e uma pressão articulada junto aos governos estadual e federal.

“A infraestrutura viária é pilar fundamental para o desenvolvimento econômico e social, e sua precariedade compromete diretamente a competitividade de nossos municípios, a atração de investimentos, a geração de empregos e a qualidade de vida da população”, pontuou Machado. “A construção do túnel, ou de uma alternativa viável de o ao Sul catarinense, representa uma solução estratégica de interesse supramunicipal e estadual, devendo ser objeto de mobilização conjunta entre os poderes públicos, entidades da sociedade civil, setor produtivo e comunidade em geral.”

Segundo ele, as visitas desta quinta-feira demonstram que a união regional está se consolidando. “Fomos muito bem recebidos. As duas cidades vão criar uma Comissão Especial para unirmos esforços e tirar do papel esse projeto e não deixar o Sul isolado em caso de sinistro no Morro dos Cavalos”, destacou.

A expectativa da Comissão é de que, nos próximos dias, mais câmaras municipais da região sejam visitadas e em a integrar o movimento.

Você também pode gostar