Notícias de Criciúma e Região

Cocal do Sul acompanha 150 pacientes com fibromialgia em ação de conscientização

Durante o Sábado Especial, população terá o a informações sobre sintomas, diagnóstico e os cuidados oferecidos pelo município

Cocal do Sul acompanha atualmente 150 pessoas com diagnóstico de fibromialgia na rede pública de saúde. Para dar visibilidade à doença e orientar a população, o município promove neste sábado, 10, uma ação de conscientização durante o Sábado Especial, das 9h às 13h, nas praças Cônego João Dominoni e Coberta Mariza Terezinha Búrigo Pagnan.

O prefeito Ademir Magagnin destaca que o número de pacientes atendidos exige atenção contínua do poder público.

“São 150 pessoas que convivem com dores constantes, muitas vezes sem o devido entendimento da sociedade. O município precisa estar preparado para acolher e oferecer e, com uma rede que compreenda as necessidades específicas desses pacientes”, afirma.

A Secretaria de Saúde realiza um trabalho permanente com o grupo. Os pacientes participam de encontros mensais com equipe multidisciplinar, recebem acompanhamento médico e psicológico e realizam hidroginástica duas vezes por semana, por meio de uma parceria com o Centro Dia do Idoso e a Secretaria de Assistência Social.

De acordo com a secretária de Saúde, Giovana Galato, o atendimento é voltado principalmente às mulheres, maioria entre os diagnosticados.

“Nosso objetivo é oferecer mais do que tratamento: é proporcionar qualidade de vida. A fibromialgia é uma condição complexa e requer um olhar atento, com escuta, cuidado e movimento. Essa ação de sábado é também uma forma de combater o preconceito e ampliar o conhecimento sobre o tema”, ressalta.

O município também confecciona carteirinhas de identificação para os pacientes e promove campanhas educativas nas unidades de saúde, com orientações sobre os sintomas e sinais de alerta.

A iniciativa integra a programação do Sábado Especial em homenagem ao Dia das Mães, que contará ainda com apresentações culturais, café na praça, música e comércio aberto das 8h às 17h.

Você também pode gostar