Notícias de Criciúma e Região

COLUNA ALI SAVI | IMAGEM PESSOAL: MATÉRIA PRIMA PARA A COMUNICAÇÃO

Todos os dias, no mundo inteiro, erros na comunicação ou a mera falta de comunicação causam problemas que poderiam ter sido evitados. Nenhuma pessoa, sendo político ou não, deve escolher, por livre e espontânea vontade, deixar de se comunicar com efetividade e clareza. Construir uma comunicação transparente, verbal e não verbal (imagem pessoal), amplia o alcance da mensagem.

Tudo o que forma nossa imagem pessoal é matéria prima para nossa comunicação se tornar mais eficiente.

Explorar características pessoais com habilidade e estratégia, promovendo nossa imagem e a tornando uma fonte de expressão garante que estejamos desenhando um quadro o mais específico possível.

Em um discurso é fundamental escolher palavras com objetividade, o mesmo sentido podemos trazer para as nossas escolhas visuais, entender o momento, as circunstâncias, qual mensagem queremos promover, quais causas lutamos, como podemos reforçar imageticamente nossas palavras, tudo deve ser levado em consideração na hora de compor o vestuário, as cores e órios.

Lula antes do alinhamento de imagem
Lula antes do alinhamento de imagem
Lula antes do alinhamento de imagem
Lula antes do alinhamento de imagem

 

Lula atualmente com o código visual alinhado
Lula atualmente com o código visual alinhado
Lula atualmente com o código visual alinhado
Lula atualmente com o código visual alinhado

 

Quando escolhemos “qualquer coisa” para vestir estamos criando uma impressão inacurada sobre quem somos, nossos objetivos e potencial podem ser minimizados.

A falta de especificidade na comunicação da imagem pessoal pode causar desgastes, atrapalhando sua projeção.

Entender que, código visual é a primeira comunicação que estabelecemos com o outro, nos dá a real dimensão da necessidade de acurarmos nosso olhar sobre as informações que queremos estejam presentes em nossa forma de vestir e em nosso universo visual.

Garantir precisão através do código visual nos protege da má comunicação e, também, de situações em que um vestuário não adequado possa conduzir à um erro sobre nossas intenções.

Antes de escolher o que vestir sempre pense no público a quem se direciona a mensagem, qual a circunstância, o que em seu discurso (caso haja um discurso verbal) deve ser reforçado.

Aline Savi é advogada, consultora de imagem política, consultora de etiqueta, personal stylist, pós-graduada em marketing político e comunicação eleitoral, e nesta coluna fala sobre Imagem e Comunicação Política.

Você também pode gostar