Notícias de Criciúma e Região

Dia das mães: Um dia para relembrar o sinônimo da palavra amor

Afinal, quando a data surgiu e quem criou?

O começo 

Uma das datas comemorativas mais importantes no Brasil é o Dia das Mães, que acontece sempre no mês de maio. A origem dessa data tem início em 1908, nos Estados Unidos, quando Anna Jarvis decidiu criar uma forma de homenagear sua mãe, Ann Jarvis, uma ativista que trabalhava em causas sociais.

Ann Jarvis atuou no socorro a soldados feridos, tanto aqueles que estavam contra quanto os que lutavam pela União.

Com o fim da guerra, Ann criou um clube para promover o entendimento e o convívio pacífico entre as famílias dos soldados que lutaram em lados opostos. O clube foi chamado de Mother’s Friendship Day (Dia das Mães pela Amizade), e seu objetivo era promover a paz.

Após a morte de Ann Jarvis, em 9 de maio de 1905, sua filha Anna ficou bastante abalada. Como forma de homenagear a mãe, ela organizou um memorial, realizado em maio de 1908 — tornando-se esse o primeiro Dia das Mães.

 

Anna (imagem), filha de Ann Jarvis, criou o Dia das Mães como forma de homenagear a própria mãe. (Foto: reprodução).

 

A história da data no Brasil 

No Brasil, o primeiro dia das mães comemorado oficialmente pela primeira vez foi em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre. A iniciativa foi através da Associação Cristã de Moços. Entretanto, foi apenas em 1932 que a data foi oficializada nacionalmente pelo presidente Getúlio Vargas. O decreto estabeleceu o segundo domingo de maio como Dia das Mães. A Igreja Católica no Brasil também incentivou a comemoração, o que ajudou a consolidar a data no calendário nacional.  Atualmente, além de ser uma das datas mais importantes dentro de muitas famílias, o “Dia das Mães”  também é uma das datas que movimenta o comércio brasileiro.

 

 

 

Fonte: Brasil Escola

Imagem destaque: Reprodução

 

Você também pode gostar