Evento gratuito traz capacitação sobre Educação Física para mulheres
Encontro ocorre em academia nesta segunda em Criciúma
Um estudo do Ministério da Saúde mostra que os homens fazem mais exercícios físicos que as mulheres. Enquanto 41,2% deles praticam algum exercício no tempo livre, apenas 27,4% delas fazem o mesmo. Para o professor e psicólogo Luciano Lopes, que cursa doutorado na Universidade de Brasília e é especializado em atividade física e educação, hábitos estabelecidos na infância refletem na idade adulta. “É uma questão cultural mesmo. Os meninos são incentivados desde muito cedo pelos professores a participar atividades físicas, principalmente as coletivas, ao o que as meninas são constantemente direcionadas para um lado mais social, com bem menos exercício físico”, opina. Um outro estudo realizado nos Estados Unidos com 400 mil pessoas revelou que apenas 33% das mulheres praticavam a quantidade de exercícios físicos aeróbicos semanais recomendada, ante 43% dos homens. Mas, para mostrar que no sul de Santa Catarina esta tendência começa a reverter e mulheres na academia não é apenas uma tendência, mas um movimento que está redefinindo o que significa ser forte e saudável, Criciúma recepciona na manhã desta segunda um workshop com roda de conversas a partir das 9h30 e 19h na Academia Elite, centro.
“As academias, por sua vez, precisam se adaptar para atender às expectativas e necessidades deste público. Isso inclui desde a oferta de equipamentos adequados até a criação de um ambiente acolhedor e inclusivo. Vamos mostrar esta transformação, desafios e conquistas”, releva o professor e coach Maicon Motta, da Academia Elite.
Especialistas de diferentes áreas
Além do professor Motta, profissionais como psicólogas, lutadoras e maquiadoras estão convidadas para participar do evento gratuito. “Há a troca de vivências entre as mesmas, com momentos de descontração enfatizando a mulher no todo”, completa.
Como participar
Tanto no horário da manhã como noturno, basta visitar a sede da Academia Elite em Criciúma, na Rua Gonçalves Ledo, próximo a Faculdades Esucri. Maiores informações: (48) 9.9666.6783.