Empregos: Sul de SC com desempenho histórico no primeiro bimestre
Recorde foi registrado pelo novo Caged
Nos últimos seis anos, desde a criação do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), estabelecido em 2020 pelo Ministério do Trabalho, o sul de Santa Catarina nunca registrou tantos novos empregos formais como nos primeiros dois meses de 2025. Foram 4,1 mil empregos com carteira assinada em fevereiro, elevando o acumulado do ano para 7.498 novas vagas.
“O mercado de trabalho formal no Sul de Santa Catarina registrou um desempenho positivo em fevereiro, superando os resultados observados no mesmo mês de anos anteriores. O avanço foi impulsionado, sobretudo, pelos setores da indústria e de serviços”, aponta o economista Leonardo Alonso Rodrigues.
Indústria e serviços em destaque
Pela indústria, a fabricação de artigos do vestuário e órios, responsável por 565 novas vagas, e o processamento de fumo, com 440 contratações, lideram o ranking das mais de 3.030 novas vagas. “Já o setor de serviços, que criou 3.204 empregos no período, teve como principal destaque as atividades de apoio à gestão da saúde, que responderam por 1.227 novas oportunidades”, detalha o economista Alison Fiuza.
Com base nos dados do Novo Caged, os especialistas elaboram o Relatório do Emprego Formal, disponibilizado pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O documento completo, com informações, gráficos e análises realizadas pelos economistas pode ser ado pelo site da entidade.
Região Carbonífera
Para a Região Carbonífera, em fevereiro houve saldo líquido de 1.458 vagas, o melhor resultado para o mês dos últimos três anos. Com isso, o acumulado do ano chegou a 2.107 empregos formais adicionados. No mês, todos os grupamentos econômicos tiveram saldo positivo, com destaque também para serviços e indústria. No acumulado do bimestre, o comércio foi o único setor a registrar saldo negativo.
Entre os 12 municípios que compõem a região, seis obtiveram resultados líquidos melhores em fevereiro de 2025 do que os obtidos no mesmo mês de 2024. Além disso, nove deles registraram saldo positivo em fevereiro, sendo as exceções Balneário Rincão (-65), Treviso (-10) e Siderópolis (-2).
No acumulado do ano, Criciúma lidera a geração de empregos formais na região, com 725 postos de trabalho acrescentados. Ao todo, o Sul do Estado tem estoque de 331.153 empregos formais, dos quais, 158.934 na Região Carbonífera.
Informações Assessoria de Imprensa Acic