Notícias de Criciúma e Região

Entenda o tipo de câncer de Joe Biden e o que é a metástase nos ossos

Entenda como acontece essa condição e por que o câncer de próstata é um dos mais comuns a causar metástase.

Joe Biden, ex-presidente dos Estados Unidos, foi diagnosticado com câncer severo de próstata com metástase nos ossos. Essa condição se dá quando as células cancerígenas originadas em outro órgão do corpo (tumor primário) se espalham e se instalam nos ossos, formando lesões secundárias.

 

Portanto, não é um câncer que começou no osso, mas sim em outro local (como mama, próstata, pulmão, rim ou outros) e que atingiu o tecido ósseo.

 

Como ocorre a metástase óssea?

 

A metástase óssea acontece quando as células do tumor primário adquirem a capacidade de se desprender, entram na corrente sanguínea ou no sistema linfático e migram para outros órgãos.

 

Quando essas células chegam aos ossos, se fixam e proliferam, formando novos tumores no tecido ósseo. Entre os principais sintomas e complicações da metástase óssea estão:

 

dor óssea intensa e persistente

fragilidade óssea, aumentando risco de fraturas

dificuldade de locomoção

compressão de nervos e da medula espinhal, causando fraqueza, perda de movimentos

os sintomas podem não aparecer no começo, sendo detectado apenas através de exames de imagem

 

Câncer de Próstata é um dos que mais causam metástase óssea

 

Joe Biden primeiro foi diagnosticado com câncer de próstata. É o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil. Cerca de 75% dos casos acontecem em homens com idade a partir dos 65 anos.

 

O câncer de próstata costuma gerar metástases ósseas por uma combinação de fatores biológicos e anatômicos. O primeiro é uma predileção biológica das células tumorais. Elas conseguem interagir bem no ambiente ósseo e isso favorece seu crescimento e fixação no local.

 

Além disso, existe uma rede venosa chamada Plexo de Batson, que conecta diretamente as veias da pelve, local onde fica a próstata, com a coluna vertebral e os ossos do esqueleto axial. Essa rede favorece o transporte destas células.

Você também pode gostar