Notícias de Criciúma e Região

Hamas liberta primeiras reféns parte do acordo de cessar-fogo com Israel

Romi Gonen, Emily Damari e Doron Steinbrecher foram listadas como primeiras reféns a serem soltas pelo Hamas

O Hamas libertou neste domingo (19) as três primeiras reféns envolvidas na primeira etapa do acordo de cessar-fogo em Gaza, negociado com Israel com a ajuda de mediadores internacionais. Doron Steinbrecher, Emily Damari e Romi Gonen foram entregues por militantes do grupo terrorista a representantes Cruz Vermelha pouco após às 17h10 (12h10 em Brasília), por quem foram transportadas até uma base do Exército de Israel ainda em território palestino, de onde serão levadas ao país. Em troca, o Estado judeu irá libertar 90 prisioneiros palestinos, mulheres e menores de idade, detidos em prisões do país.

A equipe da Cruz Vermelha responsável por receber as reféns começou a se deslocar ao encontro das vítimas por volta das 15h30 (10h30). Imagens transmitidas a partir da Faixa de Gaza, repercutidas na imprensa israelense, mostraram um comboio viajando para resgatar as mulheres. A entrega dos reféns foi transmitida ao vivo pela televisão israelense, horas mais tarde, em imagens que mostraram homens armados acompanhando as mulheres.

“As três reféns libertadas estão sendo acompanhados por forças especiais do IDF e forças do ISA em seu retorno ao território israelense, onde arão por uma avaliação médica inicial. Os comandantes e soldados das Forças de Defesa de Israel saúdam e acolhem os reféns libertados enquanto eles voltam para casa, no Estado de Israel. A Unidade de Porta-Voz das IDF pede a todos que respeitem a privacidade das reféns libertadas e de suas famílias.”, informou a Embaixada de Israel em Brasília, em um comunicado publicado às 12h42.

Um pouco antes, por volta das 15h, o Serviço Prisional de Israel começou a transferir os prisioneiros palestinos envolvidos na troca pelas reféns para a Prisão de Ofer, localizada ao norte de Jerusalém, de acordo com fontes ouvidas pelo jornal israelense Haaretz. Uma equipe da Cruz Vermelha foi filmada entrando no local em meio à entrega dos prisioneiros em Gaza.

Na primeira troca, 78 pessoas, entre mulheres e menores de idade, serão libertados para a Cisjordânia e 12 para Jerusalém Oriental. Todos serão submetidos a exames médicos e verificações de identidade no complexo prisional, antes de serem transferido para a Cruz Vermelha (os que vão para a Cisjordânia) e para a Polícia de Israel (os que serão soltos em Jerusalém).

A confirmação da libertação dos reféns foi comemorada aos gritos por uma multidão reunida na Praça dos Reféns, em Tel Aviv. A transferência das reféns da guarda dos militantes palestinos para os funcionários humanitários foi transmitida em um telão, e acompanhada por familiares das vítimas e por apoiadores.

O cessar-fogo em Gaza começou neste domingo após um atraso de quase três horas na divulgação pelo Hamas da lista com as identidades das reféns, com novos ataques israelenses sendo registrados no enclave palestino pela manhã — de acordo com a Defesa Civil de Gaza, istrada pelo Hamas, 19 pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas.

Por O Globo, com agências internacionais — Jerusalém

Você também pode gostar