HRA tem reconhecimento nacional de alta conformidade pela ANVISA
Sob gestão do IMAS, unidade foi destaque na avaliação de práticas de segurança do paciente
Com serviço 100% SUS, o Hospital Regional de Araranguá – Deputado Affonso Guizzo (HRA), istrado pelo Instituto Maria Schmitt-IMAS, foi reconhecido nacionalmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como instituição com alta conformidade na Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente em 2024.
A avaliação consiste em um instrumento de análise dos indicadores de segurança do paciente em hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no ano de 2023. Entre os indicadores avaliados e pontuados estão os Protocolos de Segurança do Paciente, capacitação periódica dos colaboradores quanto a estes protocolos e indicadores de processo como a regularidade da notificação mensal de incidentes relacionados à segurança do paciente.
“Este resultado demonstra o compromisso do Instituto Maria Schmitt junto ao Núcleo de Segurança do Paciente da unidade com a gestão dos riscos e a adoção de práticas de segurança, reforçando essa cultura no ambiente hospitalar, propiciando o aprimoramento do cuidado prestado aos pacientes”, destacou Kristian Souza, Diretor Geral do Hospital Regional de Araranguá.
De acordo com Kristian esse reconhecimento reflete especialmente todo empenho da equipe multidisciplinar engajada na cultura organizacional de qualidade para uma assistência mais segura, resolutiva e eficaz à população, contribuindo para o avanço da saúde pública na região.
Gestão IMAS no HRA
Há 6 anos à frente do Hospital Regional de Araranguá, o Instituto Maria Schmitt garantiu novos serviços, ampliando e reformando a parte estrutural, realizando tantas outras benfeitorias inéditas na história da unidade para atender com mais segurança e qualidade toda a população.
“Neste período reformamos duas alas que contemplam 70 leitos, incluindo pisos, pinturas, banheiros, móveis, mesas de refeição, setores de apoio, camas hospitalares, adquirimos equipamentos como raio X móvel, 33 camas hospitalares, e ampliamos os serviços de 27 especialidades para 48 entre consultas e exames, aumentamos mais 10 leitos de UTI adulto geral, 13 leitos de UTI Neonatal, leitos também de enfermaria na maternidade e pediatria. Além disso, concluímos a climatização de 154 leitos, a reforma de todo o Pronto Socorro e hoje estamos a pleno vapor com a reforma da UTI adulto e no setor de infectologia”, enfatizou o diretor.
*Por: Assessoria de Comunicação do IMAS