Notícias de Criciúma e Região

João Fonseca erra muito e para na estreia do Challenger de Estoril

João amargou a derrota para o tenista de pior ranking nesta temporada.

Nesta quarta-feira (30), com um alto índice de erros (25, contra 14 do rival), principalmente na primeira parcial, João Fonseca, de 18 anos, amargou a derrota para o tenista de pior ranking nesta temporada. 

 

Número 93º do mundo, o holandês Jesper de Jong, por sua vez, de 24 anos, teve uma atuação impecável, derrotando o número 1 do Brasil e 65º do planeta por 6/2 e 7/5, em 1h16m, na estreia do Challenger de Estoril, em Portugal. Nos winners (pontos vencedores), o tenista da Holanda também foi superior: 19 a 12.

 

Jong estava atônito com a própria performance, declarando logo após o jogo:

 

– Ainda não acredito. Uma das minhas maiores performances, eu acho, cheguei voando. Quando venci o primeiro game, o João ficou para baixo . É difícil jogar com esse público, parecia que estava enfentando um português Joguei sem erros , tive situação complicada após abrir 3 a 0 o jogo ficou 3 a 3, mas lidei muito bem.

 

Em 2024, aos 17 anos, então 288º do mundo, João Fonseca também perdeu na estreia em Estoril, que era um ATP 250: 6/2, 6/7 e 6/4 para o britânico Jan Choinski (188º). Em 2026, o torneio voltará a ser um ATP.

 

– O diretor do torneio acreditou em mim quando eu não era tão bom. Sou grato por isso. Espero voltar um dia. Para mim jogar aqui é um pouco parecido como quando estou jogando no Rio – disse João Fonseca.

 

Antes de Jong, neste ano, o tenista de pior ranking que derrotara o carioca foi o francês Alexandre Muller, 60º, na estreia no Rio Open, em fevereiro. Aliás, o revés do dia 18 de fevereiro havia sido o único de Fonseca, em estreias, na temporada.

 

Em 2025, o brasileiro também perdera para o americano Tommy Paul (12º, na segunda rodada de Madri), para o australiano Alex De Minaur (11º), na terceira fase em Miami, para o britânico Jack Draper (14º), na segunda rodada em Indian Wells, para o francês Ugo Humbert (15º) na Copa Davis, e para o italiano Lorenzo Sonego (55º), na segunda rodada do Aberto da Austrália. Excluindo as 10 vitórias e 1 derrota em Challengers, João Fonseca tem 9 triunfos em 14 jogos no ano.

Você também pode gostar