Luis Tagle, o “Francisco Asiático”
Cardeal filipino está entre os mais cotados a se tornar novo papa, era próximo de Francisco e compartilha de ideais com o antigo pontífice
Cotado com um dos principais nomes à suceder o papa Francisco, o cardeal filipino Luis Antonio Tagle, tem despontado em relação aos demais. Uma das razões para isso, seria o fato da proximidade entre Tagle e o pontífice argentino, visto que ambos defendem uma igreja focada na defesa de quem é marginalizado.
Essa proximidade que os dois tinham, esta se mostrando uma vantagem para o cardeal filipino, já que a igreja não demonstra interesse em realizar grandes alterações na escolha do próximo pontífice. Outro ponto à favor de Tagle, é o fato de ele comandar uma Igreja Católica que conta com mais de 90 milhões de fiéis.
Tagle era popular em seu país por convidar pessoas desabrigadas para jantar em sua casa, além de realizar conversas com os fiéis após as missas.
Curiosidades
- O cardeal de 67 anos, se tornou padre em 1982, e arcebispo de Manila em 2011.
- Seu nome já foi circulado entre os candidatos à pontífice em 2013, ano que Francisco virou o primeiro papa latino-americano.
- Ele foi nomeado como cardeal por Bento XVI no ano de 2012.
- Mantinha um contato próximo com o papa Francisco e foi nomeado por ele como líder da Congregação para Evangelização dos Povos, responsável por supervisionar a disseminação do catolicismo pelo mundo.
- É conhecido por “fazer os italianos sofrerem” quando fala a língua deles, quando dava aulas de teologia.
Com informações do G1