Notícias de Criciúma e Região

Mais do que ser, tem que comunicar que é

Por Aline Savi

Na política, não basta ser, é preciso mostrar que é.  

 

Acima de qualquer coisa, é preciso comunicar. 

 

Neste sentido, a imagem pessoal é um canal de comunicação influente na hora de conectar-se com pessoas. Ela é tão potente e fala tão alto que, às vezes, não é preciso dizer uma só palavra para gerar influência. 

 

Vivemos imersos em elementos estéticos, e são eles os responsáveis por ativar sentimentos, sensações e despertar opiniões. 

 

Nossa imagem não é algo estático, imóvel, afinal, não somos como aqueles manequins nas vitrines de lojas. Nossa imagem é vista sob vários ângulos, perspectivas e está em constante movimento, ela é a postura que adotamos, o comportamento diante de determinada situação, o tom de voz que decidimos usar, o discurso feito e a roupa que escolhemos vestir. 

 

O código visual deve ser capaz de contar uma história, deve ser o ponto de apoio e segurança durante um discurso, deve deixar clara uma causa, deve imageticamente expressar bandeiras e reafirmar compromissos.  

 

A mensagem comunicada através do universo visual deve acender sensações e emoções positivas. 

 

Insistir no padrão de que código visual é secundário pode ser um erro incontornável.  

 

Desperdiçar um canal de comunicação tão poderoso, quanto o vestir, não é um movimento estratégico ou inteligente. Uma vez que nos identificamos uns com os outros, além das causas, ideais ou posicionamentos defendidos, também pelo código visual. O estilo pessoal também forma comunidades. 

 

Ignorar o que se veste é ignorar seu próprio papel e a relevância daquilo que deseja comunicar. 

 

A imagem de um político tem que falar no mesmo tom do discurso. Precisa de coerência entre as causas e atitudes para comunicar a credibilidade tão desejada. 

 

Não basta ser, é preciso comunicar que é. O código visual do político deve revelar suas qualidades, expressar suas lutas, expor suas causas, deixar claro que não fica só no discurso, mas vive aquelas palavras. 

 

 

Aline Savi é advogada, consultora de imagem pública, personal stylist, especialista em etiqueta e pós graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política. 

Você também pode gostar