Notícias de Criciúma e Região

Nikolas x Erika e a importância do código visual na comunicação política

O conteúdo desta postagem é uma opinião pessoal e inteiramente de responsabilidade de seu autor, que por ser colunista, não necessariamente reflete a opinião de nosso veículo de imprensa.

 

Na última semana dois vídeos repercutiram muito nas redes, o de Nikolas Ferreira, deputado federal do PL-MG, e o da também deputada federal, Erika Hilton, do PSOL-SP. Ambos a respeito do Pix, sua intenção de taxação ou não. O fato é, foram vídeos que atingiram milhões de pessoas e que fizeram muitas destas se questionarem sobre suas convicções dentro desta polêmica.

Uma certeza tenho, o código visual adotado em ambos os vídeos foi fator preponderante dentro da tentativa de convencimento e engajamento.

Em um vídeo, comunicação que irá repercutir e ser reproduzida inúmeras vezes, o código visual tem um papel essencial, ele pode realçar características e intenções de seu ator principal, ou atrapalhar o conteúdo que está sendo comunicado, roubando a atenção.

No vídeo de Nikolas, a escolha foi um código visual “a la Steve Jobs”, ou seja, jeans básico e camiseta preta, gravado em um fundo também escuro onde o foco estava totalmente voltado a ele, sem distrações ou ruídos visuais. Nikolas conseguiu se colocar em primeiro plano, retendo todos os olhares. Voz serena, retórica clara, simples e objetiva. A cor preta emanou a sensação de autoridade, de alguém que domina o conteúdo e sabe se posicionar, em conjunto com uma atitude e tom de voz calmos. O deputado federal emplacou um gol na comunicação, atingindo milhões de pessoas e, ainda, provocou o recuo do Governo na questão do Pix. Nikolas conseguiu, também, ultraar a barreira da polarização e atingir públicos além (e muito além) da direita.

Vamos à Érika Hilton, a deputada que sabe usar com maestria informações de moda em seu código visual. Érika contrapôs-se à Nikolas, inclusive, na cor escolhida para o vídeo: o branco. O vídeo inicia na penumbra, como se algo fosse ser descortinado e esclarecido, e eis que surge o branco como a luz. Erika, ao contrário de Nikolas, por vezes, coloca toda sua paixão, saindo do modo sereno e alterando o tom de voz. Ela, também, por transitar no universo da moda e ter um perfil mais fashionista, traz órios que, apesar de informarem dinamismo, pesam e retem os olhares, o que pode ofuscar o que está sendo dito.

Será que Erika consegue ter o mesmo alcance de Nikolas? Segundo as estatísticas, não. Apesar de sua grande cobertura, ela ocupou um lugar de oposição que a esquerda precisava e a trouxe novamente ao debate.

O código visual é essencial na hora de pensar em um vídeo de comunicação política, é ele o responsável por manter o foco no que está sendo dito ou atrapalhar a mensagem com itens que roubam ou desviam a atenção. Não é simplesmente gravar, é preciso ter em mente o que irá falar, para evitar constrangimentos, bem como, ter como prioridade o código visual.

 

Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em imagem pública, consultora de etiqueta, personal stylist e pós-graduada em Marketing Político e Comunicação Eleitoral.

 

Você também pode gostar