Notícias de Criciúma e Região

‘O Penitente’: filme italiano não consegue ser interessante

Continuando com a série e dedicação da minha participação no 19º Festival de Cinema Italiano, um dos diversos filmes que vi foi ‘O Penitente’. Este, em particular, achei um projeto muito aquém, e vou explicar os motivos de não ser tão bom quanto eu pensei que pudesse ser.

A história do filme traz a vida e carreira de um psiquiatra, que começam a desmoronar após ele se recusar a testemunhar a favor de um ex-paciente que fez uma chacina em uma universidade de Nova York. A fé judaica do médico e a identidade LGBT do assassino acabam entrando em choque com a imprensa, que o persegue e tenta entender os motivos dele não testemunhar a favor. Devido à pressão, o psiquiatra a por um drama jurídico e pessoal tão pior do que qualquer um.

O roteirista David Mamet pode ser colocado como um dos principais culpados pelo filme não saber discorrer sua estrutura. O longa desliza em momentos que poderiam ser grandiosos, não sabendo lidar com o processo judicial, deixando o tema da “imprensa sensacionalista” de forma superficial e apenas entregando negativas do personagem, que diz de 10 em 10 minutos que é judeu e precisa seguir os preceitos judaicos, pois seu rabino o orientou.

Foto: RAI Cinema

Dirigido por Luca Barbareschi e estrelado pelo mesmo, ‘O Penitente’ traz temas relevantes e aborda todos eles sem profundidade. Desde a chacina até as “batalhas” contra um promotor, tudo não a de colocações em um roteiro desestruturado e uma direção insegura. O filme não abre nem um espaço para diálogos maiores, mais centrados na proposta, realmente, de ser um drama jurídico.

Por causa de uma série de erros, o filme não consegue se sustentar. É incapaz de escolher apenas um tema e trabalhar de forma mais fechada. Ao contrário, a obra pega temas como um drama judicial, um filme que aborda religião, ou que critica a imprensa e até mesmo tenta mostrar como os Estados Unidos é perigoso (chacinas nas escolas). O roteirista mira em quatro temas e não consegue dar destaque para nenhum deles. Isso chega a comprometer até a atuação de qualquer um do elenco, que são limitados a uma fala desinteressante e que não leva a lugar nenhum.

Sem identidade italiana e apenas se ambientando nos EUA, ‘O Penitente’ é um projeto desastroso que não sabe abordar seus temas propostos, mesmo abrindo um espaço para todos eles.

Nota: 4

Se você quiser me seguir e quem sabe discutir alguns filmes e séries, me siga na conta pessoal @gabrielrs211. Na profissional, trago todos os detalhes do cinema e da TV: @roomcritical. Estou no Instagram, “bora lá”!

Créditos: RAI Cinema

Você também pode gostar