Pouco após o Paquistão acusar a Índia por um ataque que deixou ao menos 13 civis mortos na região da Caxemira — no que foi considerado a escalada mais grave até agora no crescente conflito entre os dois países com arsenal nuclear — o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (10/5) um “cessar-fogo total e imediato” entre as nações. Minutos depois, Índia e Paquistão confirmaram o acordo de trégua.
“Após uma longa noite de negociações mediadas pelos Estados Unidos, tenho o prazer de anunciar que a Índia e o Paquistão concordaram com um cessar-fogo total e imediato. Parabéns a ambos os países por usarem bom senso e grande inteligência. Obrigado pela atenção dedicada a este assunto”, disse o presidente americano.
Relembre o início do conflito
No dia 22 de abril, um ataque terrorista na região da Caxemira reacendeu as tensões históricas entre Índia e Paquistão. De acordo com o governo indiano, a ofensiva resultou na morte de 26 pessoas e teria contado com o apoio do Paquistão.
Em resposta, a Índia lançou uma série de bombardeios contra alvos em território paquistanês, incluindo áreas da Caxemira sob controle de Islamabad.
A reação do Paquistão foi imediata. Poucas horas após os ataques indianos, forças paquistanesas retaliaram com ofensivas contra posições indianas ao longo da linha de controle que divide a região da Caxemira.
Fonte: Portal Metrópoles
Imagem destaque: Reprodução da internet