Altair Guidi é homenageado com o nome de parque em Forquilhinha
Ao lado da família do ex-prefeito, ex-deputado e ex-secretário de estado, os moradores celebraram a inauguração do importante espaço de lazer na cidade.
O legado de Altair Guidi é visto em várias de suas obras e iniciativas que até hoje beneficiam as pessoas. Não diferente em Forquilhinha, o político é destaque pelo trabalho em prol da comunidade durante seus mandatos como prefeito de Criciúma, época em que Forquilhinha era distrito do município, bem como durante sua carreira como deputado estadual e secretário de estado. Por isso, a istração nomeou o primeiro parque municipal da cidade como: “Parque União das Família – Prefeito Altair Guidi”, inaugurado no sábado, 16 de março. Com uma estrutura de 25 mil metros quadrados, localizada no bairro Nova York, o parque conta com pista de skate, quadra poliesportiva, campo de futebol suíço, quadras de areia, playground infantil, mesas para jogos de tabuleiro, pista de caminhada, aparelhos para exercícios físicos e banheiros. O filho do homenageado, o deputado Ricardo Guidi, agradeceu pela lembrança em uma obra tão expressiva para Forquilhinha.
Plano de carreira dos servidores do IMA-SC apresentado na Alesc

A ação faz parte da etapa de consulta aos stakeholders do PEC. As primeiras agendas de articulação ocorreram na última semana, quando representantes da ASSIMA foram recebidos pelos deputados das principais comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) relacionadas à carreira dos servidores. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina celebra 50 anos de história em 2025 e a Associação dos Servidores do Instituto (ASSIMA) está desenvolvendo o Plano Estratégico de Carreira (PEC) da categoria. A partir disso, vamos avançar o diálogo com os parlamentares por meio de uma reunião ampliada junto a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na qual a ASSIMA apresentará de forma integral a proposta metodológica”, explica o presidente da Associação, Bruno Sodré.
Sobre o PEC
Com o objetivo de garantir a vitalidade da carreira dos servidores do IMA-SC e o cumprimento das diretrizes de defesa e preservação do meio ambiente, a ASSIMA está desenvolvendo o Plano Estratégico de Carreira da categoria. A elaboração e conclusão do documento deverá acontecer até o mês de julho, quando ocorre o aniversário do Instituto. O PEC também volta o olhar para a conjuntura das políticas ambientais em médio e longo prazo, a necessidade de maior resiliência frente às oscilações políticas e o próprio impulsionamento da carreira dos servidores no âmbito técnico-científico
Manifesto pela anistia em Copacabana (RJ)

Em ato na Praia de Copacabana, neste domingo (16), o ex-presidente Jair Bolsonaro reuniu milhares de apoiadores no Rio de Janeiro para um ato pedindo anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Durante o ato, Bolsonaro e outros políticos, como governadores e parlamentares, discursaram em defesa da liberdade de expressão e criticaram o governo atual. Por outro lado, como sempre se discute, qual o número de manifestantes? Pesquisadores da USP afirmam que eram cerca de 18 mil pessoas, enquanto a Polícia do RJ estimou 400 mil pessoas. Não ou em branco no ato, a pressão sobre o Congresso para que avance com o projeto de anistia na Câmara e no Senado. Governadores como Tarcísio de Freitas e Cláudio Castro também reforçaram o pedido. Também, por mais que Bolsonaro esteja inelegível, os manifestantes defenderam o retorno dele ao poder. Em resumo, como líder conservador e de direita, ele ainda consegue levar multidões às ruas. Em Santa Catarina houve também manifestos em algumas cidades, caso de Chapecó.