Programa SC Levada a Sério em Chapecó X lançamento da pré-candidatura ao governo de JR
O Governador Jorginho Mello (PL) está em Chapecó. Nesta quinta-feira (19) participa com prefeitos do Programa SC Levada a Sério - Foto: Secom SC
Pode ser coincidência, mas o fato é que o governador Jorginho Mello (PL) chegou em Chapecó na quarta-feira (19), para começar nesta quinta (20), pela manhã, as reuniões com os prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). A particularidade em questão, é que, no sábado, 22, o prefeito de Chapecó comemora o aniversário dele, com um grande evento de lançamento da pré-candidatura ao Governo do Estado. Portanto, atos paralelos, interligados aos interesses de cada um. Seja como for, a notícias dos dois eventos, se misturam. Oficialmente, portanto, nesta quinta-feira, o governador participa do Programa SC levada a sério, na Unoesc e na sede da Associação dos Municípios do Oeste de SC (Amosc), ocasião em que apresentará as ações do Governo Estadual e ouvirá as demandas dos prefeitos da região. Segundo informações, Jorginho permanece em Chapecó até sexta-feira (21). No aeroporto, nesta quarta, foi recebido por lideranças locais do PL. Indiferente das questões políticas, não há porque o prefeito João Rodrigues (PSD) deixar de participar do evento promovido pelo Governo, que terá, por certo, anunciar aportes de recursos ao município. Deixa estar!
Vereadora Marcilei Vignatti é reeleita presidente da UVESC

A vereadora Marcilei Vignatti, de Chapecó, foi reeleita presidente da UVESC (Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina) nesta quarta-feira, 19 de março, após o Encontro Estadual de Vereadores e Servidores das Câmaras Municipais. Durante a Assembleia Geral realizada após o evento, Marcilei venceu a chapa adversária liderada pelo vereador de São José, Crislan de Moraes. A eleição, que contou com a presença de diversos vereadores de todo o estado, foi um marco importante para a continuidade do trabalho da UVESC, que busca fortalecer o protagonismo dos vereadores catarinenses. A nova gestão assume com o compromisso de continuar o trabalho de valorização do papel dos vereadores e vereadoras, além de dar continuidade à construção de soluções para as demandas municipais de Santa Catarina. Marcilei obteve 184 votos na eleição, consolidando sua liderança para o próximo período.
Resultado apertado
Não foi um resultado fácil. O concorrente, o vereador Cryslan (Novo), de São José, somou 160 votos, enquanto que Marcilei foi reeleita com 184. Segundo ela, esse resultado consolida o trabalho que feito já há dois anos, para devolver o protagonismo à UVESC, um trabalho que tem sido pensado para os vereadores de Santa Catarina. “Estes próximos dois anos serão ainda mais transformadores, e a UVESC continuará seu caminho de união e diálogo entre os vereadores de todo o estado.”, disse.
Lula altera agenda e não vem à Santa Catarina

Era para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vir à Santa Catarina nesta quinta-feira (20), conforme ele mesmo havia dito em recente evento em São Paulo. Na ocasião, disse que visitaria o Porto de Itajaí e alfinetou o governador Jorginho Mello (PL), ao afirmar que é o governador que mais fala mal dele. Seja como for, a agenda do presidente se alterou. Agora, agora se prepara para uma visita oficial ao Japão, marcada para os dias 24 a 27 de março. Na viagem, a companhia dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos -PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Essa mudança de planos, segundo o Planalto, reflete a importância estratégica de fortalecer as relações entre Brasil e Japão, que celebram 130 anos de laços diplomáticos este ano. A visão de analistas políticos de Santa Catarina é outra.