Notícias de Criciúma e Região

Prefeitura de Santa Rosa do Sul inicia processo para zerar o uso de papel

Projeto Processos Digitais, de iniciativa interna, está em fase de testes de implantação e, inicialmente, envolverá setores como Licitação, Compras, Contabilidade e Financeiro

 

Em mais um trabalho pioneiro no extremo sul catarinense, a Prefeitura de Santa Rosa do Sul deu início à fase de testes da extinção do uso de papel na istração Municipal. Nomeado de Processos Digitais, o projeto foi idealizado por iniciativa interna e pretende trazer maior agilidade, transparência e economia ao município.
Antes mesmo de finalizar 2024, a istração de Santa Rosa do Sul deu início à fase de testes do projeto Processos Digitais.

A partir da criação de um fluxo de trabalho exclusivamente digital, setores da Prefeitura arão a utilizar somente os canais virtuais para contratações de serviços e realização de compras, abrindo caminho para a eliminação total do uso de papel. “Nosso município tem se mostrado inovador em muitos setores. Minha equipe apresentou este projeto e logo decidimos por colocar em prática. Não há dúvida de que muitos serão beneficiados com esta iniciativa”, comenta o prefeito Almides Roberg da Rosa.

De acordo com a diretora de Compras, Karine Isoppo Schuler, o projeto está em fase de implantação, envolvendo os setores de Licitação, Compras, Contabilidade e Financeiro. “O processo se inicia na Secretaria requisitante, justificando a necessidade de adquirir um produto ou serviço e descrevendo-o de forma detalhada , posteriormente ará por um processo licitatório, solicitação ou requisição de compra, emissão de nota de empenho, liquidação e por fim o pagamento, tudo ará a ser tratado via sistema digital. Isso garantirá que cada etapa seja registrada de forma ágil, transparente e sem uso de papel”, explica Karine.

Com o fluxo de trabalho disponível no sistema, todos os envolvidos poderão acompanhar o andamento, possibilitando dar maior agilidade e transparência, além da economia com a extinção do uso de papel por estes setores.

Com a consolidação do projeto, outros setores, secretarias e autarquias também poderão abandonar o uso de papel em seus processos, ampliando ainda mais a economia no âmbito municipal.

Você também pode gostar