Quais minerais Trump quer da Ucrânia em acordo entre países
Kiev e Washington am um acordo de exploração de terras raras nessa última quarta-feira (30)
Nessa quarta-feira (30), os Estados Unidos e a Ucrânia, am um acordo que permite a exploração de o que são chamadas de terras raras ucranianas. O documento levou meses para ser assinado, devido à negociações tensas entre os dois países.
O acordo é visto como uma forma do presidente norte-americano, Donald Trump, de recuperar os bilhões de dólares enviados para a Ucrânia em auxílio na guerra contra a Rússia. Outra possibilidade que foi aberta com o tratado, é a da diminuição da necessidade de importações da China.
Agora, Trump a a ter a estabilidade da Ucrânia e o fim do conflito dela com a Rússia, como interesse. Mesmo que o acordo não fale nada sobre a segurança do país europeu, os Estados Unidos poderiam tomar providências quanto à estabilidade de seus investimentos.
O que são as terras raras as quais Trump tanto queria?
Estas áreas, são grupos de elementos químicos que estão misturados à minérios de difícil extração. Elas podem conter: escândio, cério, praseodímio e ítrio.
Além deles, podem ser encontrados nas reservas da Ucrânia os chamados minerais críticos, como ferro e lítio. Também há recursos naturais como carvão e petróleo.
Importância dos minérios para a indústria
Conhecidos como o “ouro do século 21”, esses materiais atraem o interesse de diversas indústrias, principalmente da parte de componentes elétricos, como a produção de smartphones.
Estes minérios também fazem parte da produção de baterias, armas e equipamentos médicos.
No geral, esses materiais representam dois terços da exportação da Ucrânia e quase metade do seu Produto Interno Bruto (PIB).
Com informações do G1