O conteúdo desta postagem é uma opinião pessoal e inteiramente de responsabilidade de seu autor, que por ser colunista, não necessariamente reflete a opinião de nosso veículo de imprensa.
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) espera que o Produto Interno Bruto (PIB) setorial tenha altas de 4,1% em 2024 e 2,3% em 2025. A partir de estudos do mercado, análise de especialistas e informações readas por muitos influenciadores, nós reunimos para você, ao menos quatro grandes tendências que vão influenciar o setor da construção civil do próximo ano que se inicia:
Acompanhe conosco:
📌Tendência 1: Baixa na taxa de juros
A redução dos juros pode tornar o crédito imobiliário mais ível, estimulando tanto a demanda por imóveis quanto o investimento no setor. Com financiamentos mais baratos, muitos brasileiros poderão realizar o sonho da casa própria ou investir em propriedades, o que deve aquecer o mercado
📌 Tendência 2: Novo Minha Casa, Minha Vida (MCMV)
“O mercado se mostrou sólido em 2024, com bons índices de absorção da oferta, e isso traz mais segurança aos incorporadores para novos projetos”, afirma um especialista.
O Minha Casa Minha Vida teve um protagonismo em 2024 a partir da revisão das suas regras, o que trouxe maior interesse do setor privado para o programa. Houve um forte crescimento no número de lançamentos e condições especiais de taxas de juros para famílias de menor renda.
Já as unidades do MCMV tiveram uma alta de 94,2% nos lançamentos e 64,2% nas vendas — representando 56% do total dos imóveis comercializados na capital paulista.
📌 Tendência 3: Sustentabilidade
📌 Tendência 4: Tecnologia
A automação residencial e o uso de inteligência artificial inclusive para pré-atendimentoE pra você, o que deve modificar o setor em 2025?