Saiba quem é Samir Xaud, o próximo presidente da CBF
Conheça o único candidato para substituir Ednaldo Rodrigues.
O presidente da Federação Roraimense de Futebol, Samir de Araújo Xaud, é o primeiro e único candidato para substituir o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues. Ele deve ser eleito o novo mandatário da entidade no próximo dia 26 de maio.
Confira quem é Samir Xaud
Samir tem 41 anos de idade e nasceu na capital de Roraima, Boa Vista. O cartola é filho de Zeca Xaud, que também foi mandatário da federação estadual por mais de 50 anos. Além de ser empresário proprietário de um centro de treinamento que oferta diversas atividades voltadas à vida fitness, bem-estar e saúde, também é médico especialista em infectologia e medicina esportiva.
Ele é formado em Gestão do Futebol pela Federação Paulista de Futebol e concluiu o CBF Masters pela CBF Academy. O candidato a presidente da CBF também foi diretor do Hospital Geral de Roraima, presidente do sindicato estadual dos médicos e secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista.
O cartola já tentou duas oportunidades da vida pública através da política. Foi candidato a deputado estadual pelo PV em 2018 e recebeu 2.069 votos. Em 2022, foi candidato a deputado federal pelo MDB e recebeu 4.816 votos.
Também em 2022, uma empresa em que Samir foi sócio, atuou em prol dos clubes de futebol do estado, com serviços médicos a profissionais a partir de um contrato firmado com a Confederação Brasileira de Futebol.
Eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol neste ano, assumiria o cargo de seu pai, Zeca, que completa 40 anos à frente da FRF em 2026, a partir de 2027. Aos 80 anos de idade, Zeca participou e presidiu a eleição. Devido a candidatura para assumir o cargo de Ednaldo Rodrigues, Samir não deve ocupar o lugar do pai.
O dirigente inscreveu, no último domingo, a chapa intitulada “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, para ser presidente da CBF. Samir conta com o apoio de 25 das 27 federações e de 10 clubes das Séries A e B, para a eleição marcada para o dia 25 de maio.
São necessários, no mínimo, o apoio de oito federações e cinco clubes para a inscrição de uma chapa, Samir conta com 25 federações do seu lado, com exceção das entidades de Mato Grosso e São Paulo, por isso é o único candidato a presidente. Caso nenhuma alteração ou articulação política seja realizada até o dia 25, Samir será eleito.
Confira os clubes das Séries A e B que apoiam Samir
Amazonas (AM)
Botafogo (RJ)
CRB (AL)
Criciúma (SC)
Grêmio (RS)
Palmeiras (SP)
Paysandu (PA)
Remo (PA)
Vasco (RJ)
Volta Redonda (RJ)