Notícias de Criciúma e Região

Especialistas sugerem melhorias para empresas com iniciativas de Saúde Mental

Tema foi abordado em encontro do Clube de Marketing em Criciúma

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 23 milhões de brasileiros sofrem com transtorno mental. O país é o campeão em afastamentos pela saúde mental. Desde a Lei 14.831/ 2024, as empresas investem em iniciativas para se adequar à legislação e evitar imprevistos no ambiente de trabalho. O tema das novas normatização da NBR-1 foi proporcionado para associados e convidados do Clube de Marketing na noite desta terça, dia 22, na sede da Associação Empresarial de Criciúma.
As diretrizes básicas para a segurança e saúde de trabalho no Brasil, que am a ser exigidos a partir de maio, foram readas por diferentes especialistas dos campos de Recursos Humanos, Jurídico e Comunicação. Para a psicóloga Tânia Martins, há iniciativas importantes para modificar a cultura nas empresas. “Necessitamos gerar campanhas de autoestigmas para aplicar treinamentos, grupos de melhorias e investigação apreciativa. Apostar na camadaragem coloborativa é considerada vital ao mundo dos negócios”, explicou.

 

Comunicação

 

Segundo a profissional de Marketing, Lúcia Búrigo, que também participou do encontro, os processos de Comunicação devem ser contínuos para os processos de Saúde Mental. “Temos de ter uma causa para engajar e criar um ambiente de bem-estar. A recorrência com ações simples, fáceis e insistentes dão mais visibilidade no ambiente interno”, afirmou.

 

Campo Jurídico 
A advogada Luciane Ferro, especialista em Compliance e presidente da Comissão da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) da OAB, mostrou os principais riscos psicossociais e como as empresas devem desenvolver estratégias. “Tudo parte do Gerenciamento de Risco Ocupacional integrado com as Normas Regulamentadoras para medidas específicas de segurança e saúde para cada atividade ou setor”, ponderou. Mas, a jurista o trabalho vai muito além apenas de um comitê. “É uma mudança cultural interdislinar que une conscientização, engajamento, integração e evolução para as áreas de Saúde, Recursos Humanos, Marketing, dentre outras”, ratificou.

 

 

O tema da nova NBR-1 será missão de mais conteúdos para o Clube de Marketing de Criciúma. 
Você também pode gostar