“Conexão com startups, empresas de base tecnológica e pequenos negócios” – Renato Carvalho sobre nova gerência regional do Sebrae
Em entrevista ao Portal Litoral Sul, Carvalho ratifica importância da nova unidade em Criciúma
Com a inauguração da nova unidade de gerência regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Criciúma, junto ao Centro de Inovação no centro da cidade amanhã, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) da entidade, empresário Renato Carvalho, concedeu esta entrevista ao Portal Litoral Sul:
PORTAL LITORAL SUL 1) O que representa para o Sebrae inaugurar a nova unidade de gerência regional junto ao Centro de Inovação de Criciúma?
RENATO CARVALHO – A inauguração da nova unidade de Gerência Regional do Sebrae/SC em Criciúma representa um o importante no fortalecimento do empreendedorismo e da inovação no Sul de Santa Catarina. É um espaço moderno e preparado para apoiar os pequenos negócios.
A presença do Sebrae/SC no CRIO- Centro de Inovação Criciúma fortalece a conexão com o universo de startups, empresas de base tecnológica e, claro, com os pequenos negócios que já são a espinha dorsal da nossa economia regional. O espaço inovador e estratégico se alinha com os novos tempos e com as necessidades do ecossistema de inovação local. Será um ponto de referência para os pequenos negócios, e que ele inspire mais empreendedores a sonharem grande e a acreditarem no potencial da nossa região.
PLS – 2) Como você observa o crescimento do empreendedorismo na região sul e Criciúma?
RC – As micro e pequenas empresas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da economia de Criciúma. Há uma grande oportunidade de desenvolvimento sustentável desses negócios. De acordo com dados do Observatório de Negócios do Sebrae/SC, Criciúma possui 32.499 micros e pequenas empresas, com predominância de Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas (MEs). Os setores mais representativos incluem serviços, comércio e indústria, demonstrando a diversificação da economia local. Essas informações evidenciam a relevância das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento econômico da cidade, reforçando a importância de iniciativas que apoiem e fortaleçam esse segmento. A força do Sebrae/SC está presente para auxiliar esses empresários em toda a jornada.
A cada ano observamos também a disposição e a garra dos empresários em busca de conhecimento, inovação e novas oportunidades. Esse comportamento faz toda a diferença.
PLS – 3) Que tipo de facilidades os empreendedores contarão na nova gerência regional?
RC – A nova sede em Criciúma tem 200 metros quadrados dedicados ao atendimento de empreendedores, consultorias personalizadas e com ambientes adequados à realização de eventos e capacitações. A estrutura foi pensada para o futuro, para o empreendedor que deseja crescer e inovar. Nos últimos dois anos, a nossa Regional Sul atendeu cerca 40 mil empreendedores, um número que reflete o impacto positivo das ações do Sebrae/SC e reforça o compromisso com o desenvolvimento regional. Essas mudanças que estamos vivenciando hoje – tanto em Tubarão quanto em Criciúma – são os importantes para continuar nossa missão de impulsionar os negócios locais e criar um ambiente de inovação que favoreça o crescimento e a sustentabilidade das empresas de todos os setores.