Notícias de Criciúma e Região

Secretaria de Educação beneficia mais de três mil estudantes com o projeto Esporte Na Escola

Estudantes inscritos no projeto são provenientes de 36 Escolas Municipais e têm o à prática de seis modalidades esportivas

O Projeto Esporte Nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação, atingiu a meta estabelecida para o ano de 2025: atender três mil estudantes. A iniciativa visa contribuir para a formação integral dos estudantes da Rede Municipal de Ensino ao estimular a prática regular de atividades físicas.

Lançado em 2018, o Projeto Jornada Ampliada Escolar (PROJAE) atendia, inicialmente, estudantes matriculados do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental de oito Escolas Municipais em sua sede, no bairro Tereza Cristina. O objetivo era ocupar o tempo ocioso de crianças e jovens por meio da prática esportiva. “Essa iniciativa permite que os estudantes da Rede Municipal de Ensino tenham o a uma vida mais ativa e saudável, contribuindo para a saúde física e mental de cada criança e adolescente beneficiado”, declara o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

Com o crescente interesse dos jovens pela prática esportiva, a Secretaria Municipal de Educação viu a necessidade de ampliar o projeto. Atualmente, o   Esporte Na Escola (ENE), promovido pelo PROJAE, beneficia mais de três mil alunos, provenientes de 36 Unidades de Ensino Municipais de Criciúma. Os atendimentos são realizados no contra turno escolar, tanto na sede do PROJAE quanto nos ginásios poliesportivos das Unidades de Ensino da Rede Municipal. Os inscritos têm o a seis modalidades esportivas diferentes: Basquetebol, Futsal, Handebol, Tênis de mesa, Voleibol e Xadrez.

“O Esporte na Escola permite que nossos estudantes ocupem seu tempo com atividades interessantes que trarão benefícios tanto para o presente quanto para o futuro deles”, explica a secretária de educação, Geovana Benedet Zanette. O ENE é uma ferramenta que contribui para a formação integral de cada estudante, pois incentiva uma vida saudável a partir da prática regular de atividades físicas, além de permitir que as crianças e os adolescentes atendidos descubram novas habilidades e reconheçam suas potencialidades e limitações.

“Ninguém pratica aquilo que não conhece. Por isso, o projeto Esporte na Escola tem como objetivo promover a cultura esportiva no município, por meio da oferta de diversas modalidades, proporcionando aos estudantes da Rede Municipal a oportunidade de conhecer, vivenciar e desenvolver habilidades no esporte, como parte de sua formação integral”, destaca o coordenador do Projeto Jornada Ampliada Escolar, Fábio Bittencourt.

Você também pode gostar