Notícias de Criciúma e Região

Sob gestão IMAS, UPAS de Criciúma recebem selo de qualidade altamente respeitado

Unidades foram certificadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)

Com o propósito de aprimorar a excelência na assistência da saúde humanizada, eficaz e resolutiva, o Instituto Maria Schmitt (IMAS) não mede esforços para elevar o padrão da saúde pública. istradas pelo IMAS, a UPA Próspera Dr. Antônio Carlos Althoff e a UPA Rio Maina José Marcomin, ambas de Criciúma, receberam a acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação) nível 1, Acreditado – que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade.

Com foco na segurança do paciente, as UPAS aram por uma avaliação detalhada através de uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) e também uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a segurança na assistência e as áreas de apoio.

Segundo o Diretor Geral das UPAS, Fabiano Ribeiro Teixeira, esse reconhecimento atesta o compromisso do IMAS com a qualidade e segurança no atendimento à saúde da comunidade. “Essa conquista reflete a dedicação e o trabalho de toda a nossa equipe, que busca sempre oferecer um atendimento humanizado, eficiente e com a excelência que nossos pacientes merecem. A acreditação ONA é um selo de qualidade altamente respeitado, que exige a conformidade com padrões rigorosos em diversas áreas, como gestão de processos, segurança do paciente, melhoria contínua no atendimento dos pacientes, credibilidade e confiança – itens que aprimoramos diariamente no fluxo do nosso trabalho”, destacou o diretor.

Para Fabiano, a Acreditação ONA foi um mérito de toda equipe, que está sempre engajada para proporcionar uma assistência segura, resolutiva e acolhedora. “Nossos colaboradores não medem esforços para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua nas nossas UPAS, visando primordialmente a segurança do paciente”, reforçou.

De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde. “A acreditação das UPAS Rio Maina José Marcomin e Próspera Dr. Antônio Carlos Althoff é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explicou.

Você também pode gostar