Notícias de Criciúma e Região

Unesc e Núcleo de apoio ao Parkinson retomam projetos de assistência a pacientes

Stabile e ProPark contribuem com informações na região

Estimam-se que na região haja aproximadamente 700 pessoas portadoras do Mal de Parkinson, que provoca distúrbios neurológicos com sintomas motores e não motores, com sintomas desde tremores a dificuldades de equilíbrio. Com o propósito de “Parkinson não é o fim, mas um novo recomeço”, desde setembro de 2023, o Núcleo de Apoio ao Parkinsoniano (Stabile), em Criciúma, conta com a assessoria de entidades como a Unesc a fim de levar informações e capacitações aos membros.

Segundo a presidente do Stabile, Tatiane Felisbino, os encontros, reativados a partir desta semana pelo curso de Fisioterapia da Unesc, atendem aproximadamente a 85 pessoas. “O paciente com Mal de Parkinson depende de 50% de atividade física e 50% de medicamentos para manter uma vida estável. Com assessoria de profissionais da Universidade, podemos contribuir com maior qualidade de vida para muitas pessoas”, afirma.

 

Grupo ProPark

 O Programa de Atendimento aos Portadores de Parkinson (Propark) ocorre às segundas e quartas-feiras das 15h às 16h na Unesc. “Oferecemos e aos pacientes que residem na região de forma gratuita. Aos interessados, basta levar cópia de documento pessoal, comprovante de residência e atestado médico para poder participar”, afirma a professora doutora Ariete Minetto.

No período, o grupo tem acompanhamento com coleta de sangue, testes físicos, de resistência muscular e cardiorrespiratória, coordenação motora e com dois protocolos de treinamento funcional, um aeróbico e outro anaeróbico. “O conhecimento produzido não só beneficia quem está diretamente envolvido, mas também aqueles que participam do grupo como forma de complementar a formação acadêmica e até mesmo como experiência de vida”, completa Ariete.

Para o vice-presidente da Stabile, Pedro Carlos Mendes, a intenção é ampliar ainda mais os serviços dos portadores da doença com a Unesc. “O auxílio é muito grande. Agora temos nossa sede localizada no prédio junto à Feira Livre Municipal e esperamos contar também com o curso de Farmácia para nos assessorar com o uso de plantas medicinais para aliviar nossos sintomas”, conclui.

Você também pode gostar